Este blogue foi criado no âmbito da unidade curricular de técnicas de animação de grupo, do curso de licenciatura em Educação Socioprofissional , dirigida pelo Master Carlos Jorge De Sá Pinto Correia.

A continuação deste blogue está a ser feita na unidade curricular de Metodologias e Técnicas de Educação Gerais e Especiais II dirigida pela docente Dra. Maria Orquídea Campos.

Pretende-se dar a conhecer e a alargar as fronteiras do que é verdadeiramente um futuro Educador Socioprofissional, assim como uma partilha e interacção sem limites de vários pontos de vista, conteúdos curriculares e temas pertinentes.

Psicodrama e Sociodrama




Psicodrama é uma forma de terapia em grupo em que um dos elementos que constitui o grupo (protagonista) representa o passado, presente ou futuro encarado como problemático. O "teatro dramático" é realizado com a ajuda de um terapeuta (o encenador) que se serve de membros do grupo (público) ou terapeutas auxiliares, para desempenhar os papéis das pessoas significativas do protagonista na dramatização.


Esta técnica foi introduzida por Jacob Levy Moreno, que realizou a primeira sessão psicodramática oficial no dia 1 de abril de 1921, em Viena de Áustria. Moreno verificou que podia modificar o comportamento das pessoas através do teatro, da representação. Assim, estruturou uma teoria e criou fundamentos para expor, de uma forma científica, uma explicação para as mudanças de comportamento.
mais informações em:


O sociodrama é uma representação teatral ordenada para um conhecimento aprofundado do grupo dos actores ou para uma acção terapêutica que visa o grupo como tal e os conflitos característicos da convivência social.
In: