Este blogue foi criado no âmbito da unidade curricular de técnicas de animação de grupo, do curso de licenciatura em Educação Socioprofissional , dirigida pelo Master Carlos Jorge De Sá Pinto Correia.

A continuação deste blogue está a ser feita na unidade curricular de Metodologias e Técnicas de Educação Gerais e Especiais II dirigida pela docente Dra. Maria Orquídea Campos.

Pretende-se dar a conhecer e a alargar as fronteiras do que é verdadeiramente um futuro Educador Socioprofissional, assim como uma partilha e interacção sem limites de vários pontos de vista, conteúdos curriculares e temas pertinentes.

Amor, Atenção, Educação

Mais do que qualquer outro bem material, o amor e a atenção são os elementos chave para uma boa educação, já dizia Paulo Freire "Não se pode falar de educação, sem amor".
Como é que vamos educar alguém, se não criarmos o mínimo de afectividade com essa pessoa? 
Não pode existir nenhuma relação pedagógica se não houver uma relação afectiva.
A falta de amor, atenção e afectos pode-nos levar à morte, independentemente de termos todos os bens materiais do mundo, ninguém vive sem amor !  


Vejamos esta história:


"Era uma vez uma traço, que era mais que um rabisco, mais do que um desenho, enfim, era mais do que aquilo que a nossa imaginação conseguia chegar…
Estava triste e escondido, pois ninguém o entendia e ninguém percebia o que ele dizia.
O seu autor era ainda um menino muito novinho, e por mais que se esforçasse, não conseguia fazer tracinhos suficientemente bons ao ponto de serem bem entendidos pelos que olhavam com admiração para aquela folha de papel…
Até que um dia, um olhar doce e meigo, contemplou com atenção o traço e viu mais do que qualquer outra pessoa tinha visto…
O tracinho e o menino, sorriram com grande alegria e felicidade…"
 Margarete Reis



Tudo o que este menino precisava para sorrir era um pouco de atenção, às vezes coisas que podemos achar insignificantes, como um simples desenho de uma criança, são muito significantes para o outro, para quem está à nossa volta, a nossa atenção para com o outro, é um acto de carinho e amor ao próximo !